quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Livro: Deu Búfalo no Teatro Sorocabano, autora: Angeles Paredes Toral



O livro trata da biografia do ator sorocabano Osnival José Búfalo, conhecido pela maioria (apesar de um apelido difícil) por "Pero Zimbo Loli Bombo", nome artístico com o qual se apresenta e segundo ele, mais fácil que Osnival. Desde os anos 60 atua nos palcos sorocabanos e a Academia Alquimia de Letras o reconhece como patrimônio cultural da cidade de Sorocaba. O mais interessante da obra é que o homenageado está a vivo e não aborda somente a biografia do ator, mas é uma pequena história do teatro em Sorocaba desde os anos 40 ate a presente data.










" Ao contar sua trajetória artística, vamos contando também história dos grupos em que atuou, inserindo ao contexto cultural da época e a sua significação para a cidade de Sorocaba. Nossa cidade é reconhecidamente o berço de grandes artistas nas diversas áreas culturais, como letras, músicas, artes plásticas,cinema e teatro, nas diversas manifestações". Conclui Angeles









O livro de Angeles Paredes é recheado de documentários, recortes de jornais da época e fotos antigas, é um livro  para amantes do teatro, estudantes e os simpatizantes pela arte.

Aqui abaixo algumas fotos em destaque a qual colocamos:



Elenco  da Cena "A Compadecida" , Sorocaba Clube, 1959



As encenações do Búfalo, 


Cenas do livro, O Burguês Fidalgo e também a peça "Muito Barulho por Nada"

O grande artista em cena de "Christo Rei, Musical da Paixão"




BIOGRAFIA

Angeles Paredes Toral


Sorocabana, professora de espanhol, formada pela Universidade de Sorocaba (Uniso) também é pós-graduada em Metodologia do Ensino de Espanhol pela Universidad de Valladolid na Espanha.
Participou também das seguintes coletâneas 1°  e 2° Coletâneas Sorocult, "Um Olhar Sobre Sorocaba" e " Eta Trem  bão, sô!"
Atualmente ela dedica-se as pesquisas nas áreas do Teatro Sorocabano e também na preservação da memória cultural da cidade.

"Escrever sobre Búfalo é dar voz aos atores que, por mais de meio século, lutam pelo Teatro em nossa cidade; falar dos prêmios recebidos, do orgulho de ter sempre um Sorocabano representando o nome de Sorocaba". 
Angeles Paredes e a sua frase...






Nenhum comentário:

Postar um comentário