terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ações Culturais da Academia - O Balanço da Cultura no Brasil

Neste ano estamos pela primeira vez realizando  um levantamento de todos os trabalhos literários que a Academia Alquimia vem recebendo desde 2005 no Brasil.
Podemos analisar o mapa  a qual chamamos de "Mapa de Ação Literária"  abaixo:

O que notamos com  atenção é que desde 2005 até 2011 nossos índices culturais alcançou uma boa parte do Brasil, mas notamos que não conseguimos atingir ou mesmo propagar a nossa meta nestes estados, na qual você pode perceber que em vermelho são os estados que não recebemos nenhum tipo trabalhos literários desde de 2005.
 ACRE, AMAZONAS, AMAPÁ, PARÁ, PIAUÍ,  RORAIMA, RONDÔNIA e TOCANTINS


Preocupados com estes dados, começamos em 2009 a enviar cartas aos seus governadores, como o de sempre nem todos responderam ou se omitiram a dizer como anda o processo cultural destas cidades, já que no abrangente estado não recebemos nada.
Tivemos uma recusa em Piauí onde o seu governador Wilson Nunes Mendes Martins recusou muito de nossas cartas.

(atrás da carta é possível ver a "recusa" )
(Carta enviada ao senhor Governador Wilson Nunes Martins) 

A Academia Alquimia das Letras não vai desistir de atingir estes estados a procura de poetas, escritores, artistas plásticos, para que um dia possamos mudar esta realidade. Obviamente se estes dados aparecem desfasados na questão da cultura, o que poderíamos imaginar em outros setores.
A resposta que a PNLL (Programa Nacional do Livro e Leitura) foi de que eles não possuíam tais dados para comparar ou verificar como anda a cultura destes estados apresentados por nós.
Mas fica aqui registrado para que todos possam dar os seus comentários, de uma situação "caótica" da cultura no Brasil, esta avaliada por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário