segunda-feira, 4 de outubro de 2010

LIVRO: Genealogia de uma Cidade - José luiz Nogueira

O brilhante pesquisador e escritor José Luiz Nogueira, construiu não só um livro, mas sim a memória de Itapetininga, com sua vasta informação.
Um livro detalhado a qual o escritor José Luiz consegue orquestrar de uma maneira confortável, pois a cada página cria-se a vontade sempre ler mais e rever o que passou.
Ele é indicado para todas as idades, para pesquisadores, colecionadores, (como eu) para escolas e alunos de faculdade.
Em particularmente lendo o livro, fiquei muito feliz descobrindo que havia uma seção de poetas "Nossos Poetas" delegando assim a sensibilidade em encontrar as informações dentro deste conjunto.
Não poderia deixar de falar dos poetas abaixos:
  • Abílio Victor, mais conhecido por Nhô Bentico, nascido em 31 de agosto 1899. Quando foi instalado a Rádio Difusora, descobriu que era um grande artista, apresentando as suas poesias, as quais seus trabalhos eram de um valor literário sem preço, com rimas ricas e cheias de graças.
  • Teddy Vieira, nascido em 23 de dezembro em 1922 (No ano da arte moderna) era o poeta da música suas composições: o menino da porteira, rei do gado, joão de barro, peão cativeiro, e muitas outras.
  • O poeta de Monte Santo, Edson Abreu de Souza, muito conhecido pelos populares, em 26 de junho de 1995, houve um lançamento de sua obra "O Poeta de Monte Santo" seu livro está nos arquivos do Guinness Book, por ser o escritor mais idoso a publicar um livro.
  • Therezinha Barone de Oliveira Pinto, desde cedo interessou-se pela poesia, lançou o seu primeiro livro em 1999 "Relíquias do Amor."
  • Bob Vieira, escreve e conta causos caipiras em apresentações e shows em escolas e faculdades, lançou o seu primeiro livro "Bricando com Rimas", sendo um verdadeiro sucesso.
  • José Teodoro Primo, Compositor, músico, violeiro e poeta, gravou um cd de poesias. Lançou o livro "Amei e Fui Sonhando pela Vida" tendo o seguimento de duas edições pelas editoras Degaspari e Grapho.

Há algumas pessoas que na minha época a qual trabalhava em Itapetininga eu as conheci pessoalmente, como no caso do Jornalista Edmundo Prestes Nogueira, um grande amigo e também o meu mestre pois toda a vez que ele me pedia para levar as suas matérias eu lia todas, (rsss) afinal desde criança( 11 anos) (Câmara Municipal de Itapetininga) eu sou leitor, e também ele me ajudava a corrigir o que eu escrevia, dando para mim um novo parecer ou até idéias. Senti muito depois de velho que fiquei sabendo que ele morreu num acidente de carro, foi um capítulo triste da minha vida.
Também conheci o Vereador Doutor Bastos, um outro intelectual da época, também trabalhei para ele e também aprendi muito com ele.
Este livro possui várias experiências, não pode faltar na sua casa um livro deste é para te-lo para sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário